sra. r.


.

sra. r.

Num monte pertencente a 1 freguesia do concelho da Guarda, vive a Sra. R. sozinha, analfabeta, casa sem água canalizada, 80 anos:

A Sra. R.  já foi visitada por mim 2 vezes, nas 2 senti a desconfiança (na 1ª vez, o medo), ainda que acompanhada por 2 oficiais da GNR. E não é para menos: nas acções de sensibilização contra burlas e assaltos, realizadas pelos mesmos, prevalece o aviso de desconfiar de qualquer pessoa inclusive, dos próprios guardas, na minha opnião, a condenar que o seja transmitido já que são eles os primeiros e os últimos a quem estas pessoas, tão frágeis, vão confiar, à parte da família, claro.

A Sra. R. nem sequer o 112 (contacto telefónico de emergência europeia) sabia marcar no telemóvel. Foi-lhe ensinado. Agora já sabe!

A Sra. R. vive só numa casa isolada no meio do monte. A alguns quilómetros, no mesmo monte, vive a irmã, a Sra. L., com quem nunca contacta pelas dificuldades de mobilidade e de saúde que apresenta. Tem 1 filho, no entanto, tão-pouco pode acompanhar a mãe como seria desejável. Já o ocupa bastante a sua filha que padece de uma deficiência grave que a imobiliza numa cadeira de rodas.

No 2º dia em que a visitei encontrei-a a apanhar azeitonas. Lembrava-se mim! Fiquei tão contente! E ainda se lembrava de marcar o 112.

Disparei a câmara umas tantas vezes durante o tempo que me foi possivel ficar, já que os Guardas estavam quase na hora de sair e ainda tinham de me levar à outra senhora.

Antes de entrar no todo-terreno da GNR lembrei-me de ir perguntar à Sra. R. se preferia que eu voltasse acompanhada pelos guardas, ao qual me respondeu positivamente, e mais, pediu-me que nunca fosse lá sem ser acompanhada.

Assim farei!

Leave a Reply

