sra. j.

 

.

sra. j.

Numa aldeia do concelho de Pinhel vive a Sr. J. sozinha, numa casa sem luz nem água canalizada, analfabeta, vista muito fraca, mobilidade reduzida devido a doenças várias incluindo Parkinson, 80 anos:

O único transporte público que existe desde esta aldeia até Pinhel é às 2ª feiras: de manhã para ir e à tarde para voltar. Mais nada. Nesta aldeia não existe sequer um café ou bar, existem sobretudo casas vazias.

A Sra. J. vive só, no entanto, regularmente recebe a visita da irmã que vive numa casa ao lado, pois dela é dependente para as tarefas básicas diárias, a mais importante talvez, assegurar as refeições.

Quase que não se pode mexer, mas mexe-se. Talvez é o que lhe resta. E a cabeça não pára de tremer.

Convida-me para entrar em sua casa sem nenhum receio, muito pela confiança que deposita nos Guardas que me acompanham, e aí, na cozinha, a parte mais quente da casa donde sai o calor da lareira, vai-me contando coisas da vida, sobretudo queixa-se das dores.

De facto, esta mulher, não vive só, vive sim permanentemente acompanhada pelas dores que a agonizam.

Num dado momento a Sra. J. diz-me: ‘veja lá Sr. Dra. se consegue que me operem lá no hospital’. Trata-se de uma operação que está à espera há mais de um ano e que tarda a chegar. É a operação que promete o alívio e alguma dignidade, mas não chega. É a operação que devia chegar já, ou, nem é preciso que seja uma cirurgia, podia ser atenção e consideração, mas isso é só para os que podem pagar.

É tanto o desespero e a humildade que não viu uma fotógrafa, mas sim a uma Sra. Dra., lá do hospital da Guarda.

Se por acaso algum profissional estiver a ler este post, será que podia fazer o favor de falar com alguém responsável que tenha o poder de activar e acelarar determinados eventos de especial necessidade para alguns?

Obrigada

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: