sr. f. e sra m.

 

.

sr. f. e sra a.

Quinta próxima de aldeia do concelho de Seia, acessibilidade apenas possível a pé por 5 km no interior de um bosque, casa sem luz eléctrica, sem água canalizada e sem casa de banho, idade media do casal de 75 anos:

Quem manda lá em casa é a sra. a. que não pára de se queixar que tem de fazer tudo, depois do trabalho do campo e de cuidar dos animais, ainda tem de cozinhar, lavar a loiça, e todas as tarefas que nós mulheres bem sabemos (sem querer excluir algum homem que também as conheça).

Foi na casa deste casal onde estive mais tempo a fotografar onde pude contactar mais directamente com o que realmente me interessa documentar: acontecimentos rotineiros de duas pessoas ditas idosas que vivem isoladas. 

Expressei-me com o ‘ditas idosas’ porque não o parecem, nada! Têm uma agilidade e energia pouco habitual em pessoas desta idade. Mas pensando bem, não poderia ser de outra forma: para cuidar de tanto metro quadrado e de tanto bicho é necessário energia, basicamente. E nota-se bem como aproveitam a terra, através dos excedentes que têm armazenados. Atrevo-me a dizer, não lhes falta nada: a alimentação assegura-lhes a terra, a água do poço, a luz do sol e do fogo. 

Não se iludam, porque têm telemóvel! E como o carregam? A partir de um mini painel solar.

Cheguei à quinta por volta das 10h30 e de lá saí às 16h30. Tive a oportunidade de ver como cozinhavam, e depois, de provar o manjar.

Aquela quinta é propícia à experiência da felicidade, no entanto, existem sempre fantasmas que impedem a sua concretização no seu absoluto, como por exemplo a morte da mãe da sra. a. quando tinha 11 anos. Ainda a chora, como se tivesse 11 anos…

E foi tão bom urinar e defecar no meio do mato…

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: