sra. l.

.

sra. l.

Num monte pertencente a 1 freguesia do concelho da Guarda, vive a Sra. L., isolada e sozinha, com deficiências físicas geradas por um ataque de meningite na infância, analfabeta, casa sem canalização e água corrente, 7o anos:

A Sr. L. foi sem dúvida a pessoa que mais me sensibilizou, de todas as que fotografei até agora. Sem querer ser injusta em relação a outros que também se me apresentam numa situação triste e díficil. Esta condição partilha-se pelos idosos que vivem sós, tecnicamente falando, que constituem famílias unipessoais. Já naqueles que vivem em par, o cenário muda, diria, radicalmente: menos medo, menos doença, nada de tristeza, pelo menos aparentemente.

Das duas vezes que estive com a Sra. L. cairam-me as lágrimas pela cara abaixo, não conseguia evitar. Descobri a minha sensibilidade frente a tanta humildade, a tanta fragilidade e a tanta necessidade de carinho.

O irmão da Sra L., o Sr. T., visita-a diariamente, ou quase, para assegurar as tarefas básicas diárias à irmã, como cozinhar, por exemplo. Talvez por previligiar desta companhia, a Sra. L. não é tão desconfiada como a irmã. Não se importa que eu apareça sem a presença da GNR. Fico feliz!

A Sra. L. tem um gato que não a deixa só. É a sua sombra, é um anjo da guarda. Deita-se ao lado da sua cara quando a Sra. L. extende-se no chão para alivir as dores nas pernas e nas costas.

Quis-me mostrar o cabeço onde se ‘perdia nas horas’ sentada a olhar para os montes do horizonte. Quando lá cheguei e deparei-me com aquele ‘cabeção’ só pensei que tinha de subir para saber o que vivia aquela senhora numa infância e adolescência limitada à sua condição física, pois… não conseguia  lá chegar até que pensei  ‘se ela podia, eu também posso’, e cheguei.

Gostaria de fazer mais por ela: encontrar um massagista que se voluntaria-se; encontrar um outro terapeuta, de preferência de métodos naturais, que se disponibiliza-se a ajudar para minimizar as dores; de estar mais vezes presente e fazer-lhe muita companhia…

Leave a Reply

